Se você está pensando em se aventurar pela Chapada Diamantina pela primeira vez, é possível que esteja se perguntando: “A Chapada é uma cidade? É um território? É uma região?” A resposta é: depende. Há vários agrupamentos de cidades que reivindicam para si o nome de Chapada Diamantina, mas nem todos têm relação direta com o turismo. Achou confuso? Fique calmo. A gente lhe explica melhor.
Em primeiro lugar, você precisa saber que a Chapada Diamantina não é uma única cidade — ela é uma reunião de municípios com seus atrativos naturais. O número desses municípios varia, porém, de classificação para classificação.
Existe o Território de Identidade da Chapada Diamantina, que comporta 24 municípios. Trata-se de uma divisão político-administrativa do governo estadual e leva em consideração aspectos culturais, econômicos e ambientais. Essa categoria tem cidades que nem oferecem roteiros turísticos.
Há também a Área Geomorfológica da Chapada Diamantina, um conjunto de 32 cidades. Essa classificação é subdividida pela Secretaria Estadual do Turismo em quatro partes: Chapada Velha, Chapada Norte, Circuito do Diamante e Circuito do Ouro.
De acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que auxilia a desenvolver políticas públicas, existe ainda a Região Turística da Chapada Diamantina, composta atualmente por 37 municípios — número que está em constante evolução. Muita coisa, não é?
Por fim, temos o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Este último é uma unidade de conservação que reúne seis municípios: Andaraí, Lençóis, Itaetê, Ibicoara, Mucugê e Palmeiras. Normalmente, quando alguém diz que vai passar férias na Chapada Diamantina, ela quer dizer que vai visitar algumas das cidades do Parque Nacional, pois é nelas que se encontram grandes e famosos atrativos naturais, como a Cachoeira da Fumaça.
Aqui, no iChapada, também temos nossa própria classificação de Chapada Diamantina. Em nossas páginas, selecionamos informações de apenas 10 localidades que, na nossa opinião, têm mais experiências turísticas interessantes para lhe oferecer. Entre os critérios utilizados estão a quantidade de atrativos naturais, a presença de restaurantes e a oferta de locais de hospedagem mais robustos.
O conjunto que chamamos de Chapada Diamantina em nosso site é composto por cinco dos seis municípios que integram o Parque Nacional (Andaraí, Lençóis, Ibicoara, Mucugê e Palmeiras), pelas vilas de Igatu e Vale do Capão e pelas cidades de Piatã, Rio de Contas e Morro do Chapéu.
Agora, que tal conhecer a história da Chapada Diamantina? Clique aqui e saiba mais.