O que levar para a Chapada Diamantina.
Você já visitou todas as páginas das cidades e vilarejos, conferiu os atrativos de cada munícipio da Chapada e agora quer saber o que não pode faltar na sua mala. Certo? Confira a seguir os itens indispensáveis para curtir o seu passeio.
Principais itens:
Tênis ou botas apropriadas para caminhadas. Chapada Diamantina é sinônimo de muitas trilhas. Para conhecer rios, morros e cachoeiras, andar dentro da mata é inevitável. Logo, você vai precisar de um calçado confortável para encarar travessias em meio à natureza.
Protetor solar e camisa UV. Essa dupla vai garantir a proteção da sua pele na maior parte do tempo. A camisa com tecnologia UV cobre áreas maiores do corpo. Já o protetor solar é útil para o rosto, o pescoço e as mãos.
Chapéu. Bastante eficiente para proteger seu cabelo do vento e dos raios solares. Além disso, ainda ajuda a evitar queimaduras no rosto.
Óculos escuros. Para evitar irritações nos olhos provocadas pelo excesso de luz e pelas radiações ultravioletas, proteja-se quando estiver ao ar livre.
Roupas de banho. Use sempre roupas de banho nos passeios curtos da Chapada Diamantina. Nas trilhas, é muito comum encontrar água para se refrescar. Por isso, esteja pronto.
Cantil ou garrafa d’água. Hidratação é fundamental para enfrentar o calor durante as caminhadas. Por isso, lembre-se sempre de carregar um recipiente de água com você.
Sacola plástica. Ela será útil para armazenar o lixo que você produzir durante o passeio.
Lanterna. Instrumento importante para visitar cavernas ou iluminar a trilha em possíveis imprevistos noturnos.
Bastão de caminhada. O bastão sempre se torna os queridinhos dos visitantes (principalmente os praticantes de trekking). Ele dá apoio e auxilia em diversos tipos de terrenos, como aclives acidentados, planos e descidas. Pode ainda reduzir até 30% do impacto total nos joelhos.
Repelente. Insetos são comuns nas áreas de matas. Proteja-se de picadas e irritações na pele.
Capa de chuva. A Chapada é geralmente solar, mas a chuva também dá as caras. Previna-se.
Mochila. O tamanho entre 15 e 30 litros é ideal para guardar tudo o que você precisa durante a trilha.
Celular ou câmera fotográfica. A Chapada Diamantina é um paraíso para os amantes da fotografia. Portanto, não dê bobeira. Certifique-se de levar sua câmera fotográfica ou celular com bateria e espaço de armazenamento suficientes para registrar a paisagem.
Dinheiro em espécie. A maioria dos estabelecimentos comerciais aceita pagamentos via Pix e cartões (de crédito e débito). Mas pode acontecer de, em algumas áreas mais remotas, como o Vale do Pati, onde não há internet e energia elétrica, recusarem transações virtuais.
Documentos. Não se esqueça de levar consigo documentos de identificação.
Equipamentos de trekking
Barraca/rede/lona. Você vai precisar proteger seu corpo do vento e de insetos que rodeiam os acampamentos. Tenha, portanto, uma barraca leve. Mas uma rede com mosquetão também pode ser uma ótima escolha. Na falta delas, providencie uma lona de pelo menos 3x3m.
Saco de dormir. Durante a noite, pode fazer até 15°C (ou menos) nos principais acampamentos dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Isolante térmico. O solo pode puxar seu calor corporal. Fique ligado. Uma capa protetora de E.V.A ou isolante térmico é suficiente para garantir um sono mais confortável.
Lanterna de cabeça. À noite, é bastante útil para se movimentar pelo acampamento com as mãos livres.
Roupas de dormir. Não se esqueça que pode fazer muito frio nas serras da região durante a noite. Tenha agasalho, calça e touca.
Comida. Por mais que os guias sempre levam comida de sobra para o trekking, é importante que voê também traga pequenos lanches, como barras de ceral e chocolates que você goste. Não se esqueça de compartilhar o peso da comida com o guia. Você estará fazendo um ótimo gesto.
Bota de caminhada. Use equipamento específico para a atividade que irá participar. Botas de caminhada possuem uma aderência muito maior em relação às convencionais, além de proteger a ponta dos pés e os tornozelos.
Meias extras. Talvez você molhe os pés sem querer. Por isso, tenha sempre alguns pares reservas para evitar bolhas e machucados com os pés molhados.
Mochila de trekking. Uma mochila cargueira de pelo menos 65 litros servirá muito bem para que consiga carregar seus equipamentos com segurança e conforto.
Seguindo essas dicas e preparando uma bagagem adequada, você estará pronto para desfrutar de uma viagem tranquila pela Chapada Diamantina e aproveitar ao máximo todas as maravilhas naturais que este destino tem a oferecer. Boa viagem.